segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Conto: "Bullying"

Parecia ser um ano letivo normal para Fernanda, uma menina de 14 anos educada e inteligente que acabou de se mudar para a casa da tia, após a morte dos pais.
O professor apresenta Fernanda à classe, logo vira alvo dos engraçadinhos, principalmente de Ana, uma das meninas mais populares da escola. No recreio, Fernanda tenta passar despercebida, pega seu lanche e senta-se à mesa mais afastada do resto da turma. Logo chega Eduardo.
-Posso me sentar aqui?
-Sim.
Passam o recreio conversando, descobrem que são vizinhos, Fernada conta sobre a morte dos pais, Eduardo tentando consola-la, menciona a morte de um irmão e diz que sabe qual é a dor da perda de alguem que ama. Bate o sinal para voltarem as salas.
Já no primeiro dia de aula Fernada se destaca em ciências e matemática. Na hora de ir embora Fernada se depara com Ana, que já vai logo dizendo:
-Se eu ver você mais uma vez perto do Eduardo vamos conversar diferente.
Em seguida Ana vai em direção a saída escola. Feranada fica ali parada sem reação alguma. Eduardo chega perto querendo ajudá-la fernada com “medo” de que Ana pudesse fazer algo inesperado, vai para casa sem falar com Eduardo, mas sem perceber, deixa cair um papel com o número do seu celular. Eduardo pega o papel. Quando Fernanda chega em casa, vai direto para o quarto. O celular toca, Fernanda atente.
-Oi, sou eu, Eduardo. Estou ligando para diser que sinto muito sobre o que aconteceu na escola hoje , vou procurar me afastar de você para não te prejudicar. Só uma coisa: quero que você fique sabendo cuidado com a Ana, você não sabe do que ela é capaz.
Eduardo termina de falar e desliga o telefone sem ao menos esperar fernada dizer algo.
Logo em seguida, sua tia chega do trabalho.
-Oi , como foi seu dia? Gostou da escola?
Fernanda disfarça.
-Oi, meu dia foi legal, a escola é ótima.
As duas jantam e vão dormir.
No dia seguinte, na escola, Fernanda vai até seu armário para pegar suas coisas, quando está indo em direção a sua sala se esbarra com Ana, todo seu material cai Eduardo a ajuda, mas já em seguida sai do local sem dizer uma palavra sequer.
Após lanchar, sem a companhia de ninguém, Fernanda vai ate o banheiro aonde encontra Ana junto com mais duas amigas.Fernanda não pensa na possibilidade de Ana fazer alguma coisa, passa por ela de cabeça baixa, fingindo que Ana nem estava ali, mas Ana a segura pelo braço.
-Me solte!
-Escuta aqui garota, se você não quer me ver, é melhor você vazar, porque aqui nessa escola sou eu quem atrai os olhares de todos, ou vai dizer que você anda de cabeça baixa para se esconder, pois então pode deixar que eu ajudo você a se esconder.
Ana sai do banheiro com suas amigas e tranca a porta deixando Fernanda ali sozinha. Fernada chora, sem poder chamar alguém, pois ninguém iria escutar. Fernada fica lá até bater o sinal para voltarem as salas. Então o professor sente a falta de Fernanda, Eduardo não pensa duas vezes e liga para Fernada.
Oi, aonde você está?
Alguem trancou a porta do banheiro...
Fala Fernada sem querer acusar Ana, Eduardo pede licença ao professor e vai abrir a porta para Fernanda.
Quem trancou você aqui?
Eu não sei, mas é melhor você não fala comigo.
Os dois voltam a sala, Eduardo estava chocado com o que Fernada havia dito.
Passam-se três semanas sem que Eduardo e Fernanda se falassem, nesse tempo fernada foi agredida física e verbalmente todos os dias. Fernada para de frequentar a escola sem que sua tis soubesse. Como ninguem tinha notícias de Fernada o diretor da escola liga para a tia de Fernanda em busca de imformações. A tia, inconformada com a atitude da sobrinha, vai com ela até a escola para terem uma conversa séria. Fernanda promete nunca mais fazer o mesmo e volta a escola, na frente da tia Ana vem falar com Fernanda.
Oi amiga, a quanto não nos viamos, não deu notícias...
A tia fala:
Pois é Fernanda estava um pouco resfriada, mas já esta melhor.
Poderia ter me avisado, iria lhe fazer uma visita.
Bate o sinal para todos irem as salas.
Adorei conhecê-la, quando quiser é só aparecer la em casa, Fernanda esta mesmo precisando de mais amigas...
Fala a tia antes de ir para casa.
Já esta com saudades de você Fernanda, estava mesmo gripadinha ou era mesmo medo, sorte que você voltou.
No recreio Ana obriga Fernanda a ir em direção aos fundos da escola, jogá-a no chão e começa a agredir Fernanda com chutes e pedradas. Eduardo que havia seguido-as até o locar presencia tudo, sem poder ajudá-la.
A tarde Eduado vai até o hospital visitar Ferananda.
Diz que já passou por isso e que Fernanda deveria ter contado antes a alguém.
Fernada tem alta duas semanas depois, após alguns dias volta a aescola. Ana e suas amigas já haviam sido expulsas, Fernanda pede desculpas a Eduardo pelo jeito que havia tratado.
Fernanda tornou-se então a mais popular da escola, não pela inteligência e nem pela beleza, mas sim por servir de exemplo por ter superado essa “brincadeira” e mostrado a todos que para acabar com o sofrimento a única solução é denúnciar.

61 comentários:

  1. Victória Klein 8ª0231 de outubro de 2011 às 16:34

    História bem feita, "para acabar com o sofrimento a única solução é denúnciar !"
    Isso mesmo , temos que acabar com o bullying, a hora de acabar com esse sofrimento é agora !

    ResponderExcluir
  2. foi muito bom para todos abrirem o olho e faser denuncias o bulliyng não é brincadeira pois é um assunto que acontece em todas as escolas e em outros lugares.
    tirando os erros foi bom para alertar os que sofrem o bullying
    comentario:Cleberson D.C

    ResponderExcluir
  3. a história é boa,mas nem sempre resolve denúnciando,enfrentando seus medos é um dos meios ... Vamos acabar com o bullying !

    ResponderExcluir
  4. No texto a erros de dígitação.O texto fala sobre uma menina que perde seus pais e teve que morar com os tios.Se muda para outra escola e os "amigos" tiram sarro da cara da menina em seu primeiro dia de aula até q chega um menino e tenta consolala...

    ResponderExcluir
  5. Olá,meu nome é Elienai da S dos Santos.
    É sempre bom a gente ler textos assim que falam dos comportamentos dentro da escola
    O texto fala o que acontece dia a dia nos colegios e escolas
    A unica solução e que foi apresentada no texto é denunciar

    ResponderExcluir
  6. Fora os erros de português...
    O texto foi muito bom para que os alunos em geral,denunciem os atos de BULLYING,para que isso possa acabar de vez!

    ResponderExcluir
  7. Bianca Alexandra Stachera. 8ª0231 de outubro de 2011 às 16:39

    A História é boa, mais há alguns erros na digitação.
    As pessoas precisam denunciaro Bullying.

    ResponderExcluir
  8. bullying foi feita esses dia no ginasio,duas meninas brigaram na educaçao fisica,elas comesaram a brigar por causa do jogo de futsal que uma chutou canela a canela da outra menina mas foi sam querer.As alunas foram para a direçao.

    ResponderExcluir
  9. muito erro ta loko naum da pra entender nada

    ResponderExcluir
  10. ops. Sou Andrei da 8ª02 do colégio Teresa Ramos.

    Eu achei legal da parte da Fernanda denunciar a Ana pelo que ela fez.
    Se todos forem contra o bullyng, ele não se espalhara, então lembre-se, todos contra o bullying, ninguem a favor dele.

    ResponderExcluir
  11. ola,eu sou o Eduardo,da 8ª02
    gostei muito do conto,fala sobre uma coisa importante,o BULLYING,uma coisa que tem que ser tratada com muita urgência.

    ResponderExcluir
  12. Eduardo Mateus 8ª 0231 de outubro de 2011 às 16:42

    Texto bem instrutivo para encorajar alguem a denunciar... Mas as vezes denunciar nao é o bom caminho a tomar, pois a pessoa quem denunciou pode sofrer ainda mais com ameaças, etc, fora da escola, onde é menos provavel que alguem faça alguma coisa para impedir os agressores........

    ResponderExcluir
  13. eu que coloquei essas merdas
    maik

    ResponderExcluir
  14. Beleza, meu nome é Darlan.a.schroder.gostei deste testo por que conta a vida de uma garota que sofreu nas mãos de uma falsa amiga que se achava muito, mas ela não parou até que denunciaram a Ana

    ResponderExcluir
  15. Bullying
    Eu entendi que quando você esta sofrendo bullying você não deve ter medo de denunciar os praticantes dessas "brincadeiras".

    ResponderExcluir
  16. Daniele Michalak 8ª0231 de outubro de 2011 às 16:44

    meu nome e daniele michalack foimuito legual do filmes

    ResponderExcluir
  17. Achei a historia muito boa o que a Ana e suas amigas fizeram é errado.ninguém gosta de ser humilhado.ainda mais em uma escola aonde você não conhece ninguém.

    ResponderExcluir
  18. so acho que as pessoas nao conseguen conviver com suas diferrensas e ten uma serto precomseito com amaneira de a pessia ser mais legal que voce e tentab manter a outra longe das pessoas que voce te amusades

    ResponderExcluir
  19. Ola...Eu gostei do texto pois fala a realidade das escolas de hoje em dia, o que o bullying esta fazendo com as pessoas,que as agreçoes podem fazer com as pessoas que sao alvos desses marginais,pessoas que tenham inveja das outras por isso fazem isso com as outras pessoas.Parabens a ou as pessoas que fizeram este texto. Luciana

    ResponderExcluir
  20. Quem brigou no ginásio ? o.O

    ResponderExcluir
  21. achei legal da parte da Fernanda denunciar a Ana e suas amigas ,, o que a Ana estava fazendo estava muito errado e ninguem gosta!!! ass;Kelen Cristina Roepke 8º 02

    ResponderExcluir
  22. ola eu sou leandro da 8ª02 gostei muito do conto
    bullying uma coisa importante.denunciar as pessoas para acabar com bullying

    ResponderExcluir
  23. Boa terde!
    Meu nome é Jackson Marquardt, e estou aqui postando este comentário, pelo simples fato de estar preocupado com o Bullyng, que ameaça principalmente escolas do mundo inteiro.
    As informações do conto "Bullyng", foram muito bem colocadas, como por exemplo da garota que sofria ameaças, e de como foi resolvido o problema com uma simples denuncia.

    - O texto contén muitos erros de escrita (dijitação), e de pontuações.

    ResponderExcluir
  24. Danielle de Souza 8ª0231 de outubro de 2011 às 16:48

    A Historia é Muito boa, mas as vezes tem pessoas que tem medo de denunciar, porque podem sofrer mais agreções, e há erros de ortografia.

    ResponderExcluir
  25. que podreccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccccvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvbfedfdghjghjh,mreytytuk,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,m0erda00000000000000000000000000000000000000000000666demonho666jjjjjjjjjjjjjjnnnnnnnnnnnn6 bftryuhg66diabo6666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666satnas6666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666666

    ResponderExcluir
  26. Bom,eu achei o texto bem legal,pois tocou bem legal no tema ''bullying''...Mas eu acho que a Fernanda não prescisava ter esperado tanto tempo para denunciar os atos violentos de Ana...Mas isso foi uma boa caracterização do que realmente acontece nos dias atuais...Ficou bem interessante...

    ResponderExcluir
  27. Me chamo Larissa e estou na 8° série 01...achei muito bom o texto,ele mostra como devemos agir em frente a essas situações e que devemos denunciar a algum membro da escola ou avisar os pais ou responsáveis quando acontecer algo assim com você ou algum colega de sua escola.

    ResponderExcluir
  28. Eu achei muito bom o texto,porque ele retrata bem o que alguns adolescentes sofrem nas escolas.A atitude que Fernanda foi muito boa,porque devemos denunciar os agressores.

    ResponderExcluir
  29. Oi!meu nome é Sabrina da 8ªsérie 01.
    Muito legal o texto,e também muito bem elaborado pois conta a história de uma menina que sofre de bullying em sua escola mas que depois consegue dar a volta por cima...
    E muito bom o texo e as autoras estao de parabens!!!

    ResponderExcluir
  30. Josias.
    Achei muito interessante, conta bem o problema sofrido pela vítima.O Bullying está cada vez mais frequente nas escolas e também na sociedade.As vítimas não devem se expor a esses agressores, elas devem se prevenir de forma que o agressor não abuse mais a vítima.

    ResponderExcluir
  31. Dionei
    Achei muito legal,conta bem o problema sofrido
    as vezes tem pessoas que tem medo de denunciar,
    as pessoas não deveriam ter medo de denunciar,pois tudo ira acabar.

    ResponderExcluir
  32. Jardel Alexandre Buss 8ª 19 de novembro de 2011 às 09:48

    Achei que é uma bela historia , Mesmo após tantas agreções fernanda consegue superar o bullying .
    Se todos fizessem o mesmo e denunciassem o bullying , talvez ele não estaria por todo lado e em todo lugar .
    A solução é denunciar mesmo .

    ResponderExcluir
  33. foi um conto muito bem trabalhado e bem desenvolvido, merece mesmo nota 10! Parabéns...

    ResponderExcluir
  34. achei o conto muito bom. mas teve alguns erros de digitção no entanto gostei muito achei interessante você ter feito com meninas ja que a maioria, acontece com garotos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkknao acontece na maioria das vezes com garotos n, a maioria das vezes eh com meninaskkkk

      Excluir
  35. O conto foi bom pois quem e sofre bullying pode se motivar e denunciar os atos que sofre ou q algum amigo sofra.

    ResponderExcluir
  36. Achei entereçante fazer o conto sobre garotas pois na maioria das vezes o bullying acontece com garotos..

    Muito bem feito o conto

    ResponderExcluir
  37. Gabriel Zancanella Gonzaga

    O conto contém muitos erros de digitação,mas fora isso é um bom conto ficou muito legal

    ResponderExcluir
  38. diego andre.meu muito legal o conto parece aqueles de revista e bastante interesante achei muito bom.o tema tambem e interesante gostei parabens.

    ResponderExcluir
  39. achei o texto muito interesante,Há alguns erros de digitação mais fora isso o texto ficou muito bom parabéns as duas alunas que fizeram o texto

    ResponderExcluir
  40. oi meu nome é chaiane uma das autoras do texto , eu achei que ficou bom o conto fora os erros de portugues.o conteudo esta bom pois tentamos fazer o conto de acordo com a proposta de trabalho que foi passada.é isso....

    ResponderExcluir
  41. A historia foi bem elaborada, com as situaçõe que acontesem no nosso dia dia parabens as pessoas que elaboram esse comentario espero que com isso as pessoas tivesem mais consoensia do que fazem

    ResponderExcluir
  42. Martin da Costa - 8ª 01

    Achei o conto muito bom! Mas tem MUITOS erros de ortografia, falta travessão no inicio das falas e na parte em que cai o papel com o numero do celular dela ficou muito ''FAKE''...
    Mas em geral a historia ficou muito legal!!!

    ResponderExcluir
  43. O texto é legal, e esse é um assunto que deve ser tratado com mais importancia, pois muitas vezes tem gente que denuncia, mais não dão importancia para o que a pessoa diz...e a outras vezes que a pessoa tem medo de denunciar..

    ResponderExcluir
  44. A historia ficou muito boa ,bem elaborada .mas alguns erros de portugues mas isso não muda nada,o importante é que ficou bem interesante ,e que isso fassa refletir

    ResponderExcluir
  45. Beleza,meu nome eh Tiago Weidner gostei do texto fala de uma menina(Fernanda) que sofreu bullying na escola.
    Tem gente que tem medo de denunciar que era o caso da fernanda.

    ResponderExcluir
  46. Gostei muito,é imteresamte que as pessoas que sofre o bulliyng leia este texto,que não pode ter medo de denunciar.

    ResponderExcluir
  47. sou rafael e gostei muito do texto delas e muito enteresante e fala dos problemas das pessoas

    ResponderExcluir
  48. aline...
    achei muito interessante,mais eu acho que a fernanda nao devia ter esperado tanto para denunciar....e eu acho que é uma coisa que tenque ser tratada cm muita urgencia.e eu gostei do texto porque mostra muito bem o que muitos adolecentes sofrem nas escolas......

    ResponderExcluir
  49. ola meu nome e sander.
    gostei muito do texto pois o Bullying está cada vez mais presente nas escolas,mas as pessoas tem medo de denunciar o seu problema mas as pessoas não deveriam ter medo de denunciar essas brincadeiras,pois possivelmente o problema se resolveria.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  50. Gostei do texto , achei que ele relata bem a situação de muitas pessoas que sofrem com o mesmo problema , e concorde que a melhor solução é denunciar para que juntos possamos acabar de uma vez com o Bullying.

    ResponderExcluir
  51. ANA
    Eu achei muito importante o texto porque fala sobre os adolecentesque sofrem bulliyng

    ResponderExcluir
  52. eu gostei do texto porque fala de muitas verdades que acontecem no dia a dia de muitas escolas do Brasil achei o texto bem completo.parabéns as autoras

    ResponderExcluir
  53. Adorei o seu texto pois ele fala de muitas verdade que acontecem no dia adia no brasil e no mundo.parabéns

    ResponderExcluir
  54. oi meu nome e adolfo.
    achei o texto e muito interessante,pois,ele fala sobre bulliyng um assunto mundial e muito preocupante que acontece com muitas crianças.
    O principal problema e a falta de denuncias por parte dos agredidos por medo dos agressores,ou as vezes descaso por meio das pessoas proximas dos agredidos.

    ResponderExcluir
  55. Meu nome é Adriane...
    Sou uma das autoras do texto...
    Peço descupas pelos MUITOS erros de digitação...
    Eu junto com minha amiga (Chaiane) elaboramos o texto tentando concientizar a todos os que sofrem com o bullying o quanto é importante a denúncia... o texto retrata uma história "comun" nos dias atuais....muitos alunos, adolescentes sofrem com o bullying.... de várias formas, sendo verbal ou agrassivamente essa "brincadeira" de mal gosto pode ferir uma pessoa d forma que leve a depressão ou té a uma atitude ainda pior... Elaboramos o texto com a intenção de mostrar que muitos adolescentes que sofrem com o bullying nas escolas, muitas vezes sem querer preocupar os pais ou com medo de que o agressor leve "bincadeira" adiante tomam outras atitudes que não sejam denunciar... como a de abandonar a escola ou como ja aconteceu na realidade o suícidio...mas no fim tudo isso não leva à nada...a solução mesmo é denunciar...
    agora concluindo... acho q o texto ficou de acordo com aprposta de trabalho e estou contente como resultado... epero que tenahm gostado e que tenham refletido e se concientizado de que para acabar com o bullying a única solução é denunciar...
    caso alguem sofra com o bullying... não espere mais denúncie...e caso alguem pratique...se coloque no lugar da vítima...pense bem se isso lhe levará à algum lugar...

    ResponderExcluir
  56. THAMIRIS e muito bom ver que adolescente com palavras bonitas conseguen tocar as pessoas, por que geralmente adolescentes não ligam pra isso, pelo menos a maioria entende igual a esse texto, vimos como é bom conversar com os alunos.

    ResponderExcluir
  57. Foi muito legal, hoje em dia nos Seres humanos sofremos muitos preconceitos inclusive eu que sou moreno, pequeno e gordinho sofro muito preconceitos. meus colegas ficam me chamando de rato, ramister,pretinho, bolinha e entre outros. Por isso que eu sempre falo eles gostam de me Zuar mais é por que eles nunca se olharam no espelho...Eu só tenho 13 anos e vou dar um conselho a todos é muito ruim sofrer qualquer tipo de BULLYING, porque perante DEUS nos somos todos iguais...
    Quem quiser me adicionar no facebook meu nome é Igor gabriel, tem um colega meu do meu lado mexendo no computador e eu estou tirando foto num espelho...Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  58. OBRIGADO, MESMO DEPOIS DE 10 ANOS PROVAVELMENTE NINGUEM ESTA VENDO MEU COMENTARIO, 10 LONGOS ANOS SE PASSARAM MAS A HISTORIA DOS ALUNOS DESSE ESCOLA PROVAVELMETE PREVALECEM

    ResponderExcluir
  59. E só levar uma .30, 38 ou uma ak aí resolve tudo. Quero ver o bullying acontecer dnv

    ResponderExcluir

Identifique-se com seu nome logo ao iniciar o comentário!
Obrigada pela sua opinião!!!